sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Cuide bem dos seus amores...

Hoje acordei com vontade de falar pra você e pra mim também: cuide bem dos seus amores...

O Herbet Vianna quando escreveu "cuide bem do seu amor, seja quem for..." soube expressar muito bem a palavra CUIDAR, pois o 'cuidar' é sempre expressão de alguém quem ama.

Eu já tive várias experiências de cuidar. Namorei a 8 anos atrás com um rapaz chamado Breno Henrique. Ele era simplesmente um amor de pessoa, digo 'era' porque dia 21/12, domingo, estará fazendo simplesmetente 7 anos e 11 meses que ele faleceu.

Todos os dias 19 e 21 eu lembro dele. É sempre assim... Lembro porque dia 19/01 é data de aniversário e 21/01 foi o dia de sua partida. Aí eu me pergunto: quanto tempo deve durar um 'velório' dentro de nós? Com relação a Breno, eu vivi esse velório apenas 3 meses, tive que parar e repensar na vida e a forma que ele vivia não mereceria jamais um velório eterno; pelo contrário Breno amava viver, sorria apesar do câncer com todas as expeiências e jamais falou de morte e medo de morrer. Sua fé era inabalável, incalculável, talvez seja por esse motivo que toda a família passou a crer mais em Deus e a sentir que o amor de Deus por Breno venceu as barreiras e as dores intermináveis que sentia. Deus é mais, não tenho dúvidas!

Um dia, lembro como se fosse hoje, por causa da doença e de seu processo, não quis receber Jesus Eucarístico. Quando cheguei em sua casa deixou que eu entrasse no quarto e, fui conversar com ele: ...você vai deixar Jesus esperando por você? Ele apenas sorriu, olhou pra mim e disse: é amore, por favor não o deixe mais esperando!

A inteligência dele era impressionante. Breno era um grande músico, compôs músicas maravilhosas: a rapsódia dos anjos e outra que adoro é BR 343...A primeira é tipo uma sinfônia -que todas as vezes que escuto imagino ele correndo pelos vales e campinas repousantes, como diz o Salmo 22; a outra é sua visão sobre as inúmeras vezes que teve que viajar de Parnaíba até Teresina pela Br 343, para consultas e aplicações de quimio. Perfeita!

Breno amava Legião Urbana. Ele e mais três amigos faziam parte da Banda Últimos Anjos. Faziam suceso entre as 'menininhas da cidade', mas não brincavam de médico não. Dois deles são web designer, outro apenas músico e Breno estudava Informática na UESPI. Mas uma coisa é certa o som que eles tiravam era legal e da paz!!!

Lembro que a gente ia muito à praia. Acho que já disse: ele amava praia. E apesar de sua fragilidade fisica, um dia o Ricardo deixou ele dirigir. Foi uma farra dentro do carro porque os olhos dele brilhavam e parecia uma criança que tinha ganho o melhor presente do mundo. Sem exageros!!! Fecho os olhos e relembro tudo; sem nostalgia, sem lágrimas nos olhos, sem tristeza...é saudade apenas, é lembrança boa de pequenos cuidados que precisamos ter com as pessoas que amamos. E como BRENOVIX era cuidado. Não por causa da doença, mas porque ele cuidava da gente também.

Um dia brincando de jogo da verdade na frente de todo mundo ele perguntou: Mileide (porque ele me chamava assim..) você nunca sentiu nada por mim não? Porque eu desde a primeira vez que te vi falei pra mim mesmo: essa é a mulher da minha vida. Rs. E fomos amigos por 3 anos e namoramos apenas 10 meses e 24 dias.

Mas eu estive presente na vida dele a cada segundo. Quando a namorada dele terminou com ele, ele me ligou, peguei o carro juntei os amigos, passei na casa do Júnior (meu namorado na época) e fomos todos para a praia tomar banho a noite. Quando comecei a nomorar com ele, quis ir a uma sessão de quimioterapia. Peguei o ônibus e me mandei pra Teresina. Chegando ao Hospital São Marcos, lá estava ele, lindo tomando aquele 'bendito' liquido coberto por um plástico laranja...mas quando me viu...seu sorriso foi tudo pra mim. Valeu a pena pensei, enfrentar 6 horas de estrada, apenas com um cd do Kim na mão para dar-lhe de presente e ser recebida daquela forma calorosa. Ressuscitei! Lembro até hoje 'Certas Canções', um dos melhores cds, na minha opinião, da carreira desse grande músico gospel.

Dia 19/01/2001 foi o seu aniversário. Um dia antes perguntei o que ele queria ganhar, pois já estava acamado e fraquinho. Ele sorrindo disse: vá ao supermercado e escolha um bom ar. Comprei o "BRISA DO MAR" e encontrei uma caixa ENORME e enchi de balas, bombons e um porta retrato com nossa foto preto e branco e tinha que ter uma graça né...rs...o melhor de todos sabe aquele martelinho do chapolim...rss..verdade comprei um também e ele saiu batendo em todo mundo...rimos muito e nem preciso dizer né... ele simplesmente amou!!!

Presentear as pessoas simples é tão bom né? Amá-las então é melhor ainda.

Para finalizar meu post de hoje, queria apenas deixar um big recado: não deixem que as pessoas passem em sua vida sem se sentirem amadas e, quando falar, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio.
******
******
beijo mãe,
beijo pai,
beijo Ana, João vitor e João Felipe,
beijo Micheline,
beijo Ju, Helly e Barbara,
beijo amor,
beijo tios e primos de sampa,
beijo a todos meus colegas de trabalho, de estudo, de MBA, de leituras, de caminhadas...,
beijo a todos meus amigos de comunidade,
beijos a todos meus amigos de Parnaiba, Teresina, Piripiri, Campo Maior..quanta cidade meu Deus!!!
beijos a todos meus amigos de Fortaleza,
beijos a minha amiga Lucia de Recife - que casou dia 17 e o resto do mundo que eu conheço..rs e claro né...
...beijo a vocês meus amigos do blog. Ufaaaaa!!!!!!!
Hoje tudo está vermelho,porque vermelho é a cor das batidas do meu coração.

9 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Quase não dei conta de escrever este comentário;escrever com os olho inundados é bem difícil,menina.Lamento demais a sua perda e quero dizer que você hoje me ensinou algo para a vida:não basta amar,é preciso que o outro saiba que é amado.Mais uma resolução de ano novo:amar com atitudes e com palavras(algo que eu preciso aprender).Fica com Deus,querida.

Diamante Cor de Prata disse...

Elaine, obrigada por seu post. A vida da gente é um eterno aprendizado. Eu também lamento, mas tenho certeza ganhei um intercessor no céu e ele tem nome e eu o conheci, melhor ainda né? :) beijos minha linda.

Renata disse...

Olá!

Que lindo seu post!

Não tenho dúvidas de que ele está mesmo, em campos verdes, como o Salmo 22 nos faz imaginar...

Amor cuidado é amor amado, querido, como todos devem ser...

Beijo grande,

Renata.

Diamante Cor de Prata disse...

Oi Renatinha, obrigada viu. Eu também adoro o que você escreve. Sobre o que escrevi são palavras que saem mais do coração que da boca mesmo. É vida!!!! bjs :)

Moni disse...

Nossa vc é um mulher forte...
Parabens, eu tenho orgulho por saber que "ainda" existem pessoas como vc.
Verdadeiras e intensas.
bom se podesse eu lhe daria um abraço bem apertado e demorado.
Por que não tenho palavras para falar o q sinti quando li seu post,
e essa seria a melhor forma de demostra-lo.

Minha palavra de hoje para vc é

"ADIMIRAÇÂO"

Simples e puramente
=]

Diamante Cor de Prata disse...

Nossa, Moni (como dizem os paulista), fiquei sem palavras agora. Que coisa??? Lágrimas nos olhos. Você é um amor viu.:)bjs.

Ana Rosa disse...

Lindo, lindo, lindo, amar sempre é bom, agora cuidar desse amor é melhor ainda. É coisa que temos que fazer sempre a cada dia, cultivar a plantinha do amor. bjs

Pedrita disse...

eu tb gosto muito dessa frase dessa música. e cuidar não é sufocar. é compartilhar. belo texto. beijos, pedrita

Diamante Cor de Prata disse...

Aninha e Pê. Obrigada pelo comentário. Cuidar bem daqueles que amamos, deve ser um aprendizado pra vida inteira. bjs pra vocês. :)