quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Que brinquedo é esse afinal?


Costumo diariamente dar uma lidinha nos jornais on-line e hoje li que uma criança de apenas 9 anos morreu hoje com 98% do corpo queimado, simplesmente por estar brincando pode?
Acreditem, em depoimento a mãe falou que deu para a criança brincar simplesmente UM ISQUEIRO...sem comentários!
Esse foi depoimento dela: “Ela pediu o isqueiro e eu dei. Ela sempre brincou com o meu isqueiro. Isso eu não nego. Mas pra tudo tem um dia, né? Eu não sabia que isso ia acontecer. Ela pegou o isqueiro e ficou com ele. Eu fui pra cozinha, liguei o som e deixei. Na cozinha não vi nenhum movimento e ela não sabia gritar. Quando vi, foi a maior fumaceira”, afirma a mãe.
Faça-me o favor 'senhora mãe, isso é brinquedo de criança? Desde quando?

Costumo lembrar da minha infância e dos brinquedos que meus pais nos davam. Eles sempre tiveram a preocupação de nos presentear com brinquedos educativos, quebra-cabeças, bonecas, bicicletas, patins e lembro também de uma televisão laranja aonde nós quatro assistíamos o Sítio do Picapau Amarelo, Castelo ratibum e filmes.
Era tão bom ser criança. Fora que a gente corria na rua, jogava volley, andava de bike, corria atrás do outro, brincava de peteca, jogava barro um no outro, olhava os meninos impinar pipa, andava no parque, tomava sorvete, fazia e comia pipoca (da minha própria pipoqueira...ela era massa!!!), banhava na chuva, espalhaça brinquedos pelo chão e depois recolhia tudo de novo...era uma farra!!!
Hoje é tudo tão monótono, tudo tão cyber, tão sem cor...As "crianças" parece que não tem mais infãncia. Vivem trancadas em apartamentos frios e passam a maioria do tempo em frente a uma tv e ligados em um tal de vídeo game, nada contra o víedo game, mas passar onze, doze horas é demais né?. Eu acho! Isso é um absurdo, imagina dar um isqueiro para uma criança em uma cadeira de rodas brincar???!!!

Quais são mesmo os direitos das crianças? Será que estão esquecidos meu Deus? Como pode uma mãe agir assim? Foi sem pensar...se já era costume dar esse 'bendito isqueiro' pra ela brincar. Me poupe!



Apenas uma lembrança sobre a Declaração dos Direitos da Criança


Todo mundo diz que as crianças têm direito a um montão de coisas. Foi durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1959, que representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, só que voltada para a criançada! Mas, é muito difícil a luta para que esses direitos sejam respeitados. A Declaração dos Direitos da Criança tem 10 princípios que devem ser respeitados por todos para que as crianças possam viver dignamente, com muito amor e carinho. Nós brasileiros temos o dever de proteger e valorizar nossas crianças pois não devemos esquecer que elas serão o nosso futuro.


PRINCÍPIO 1º
Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
PRINCÍPIO 2º
Toda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.
PRINCÍPIO 3º
Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
PRINCÍPIO 4º
As crianças têm direito à crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Toda criança também têm direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica!
PRINCÍPIO 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais! Porque elas merecem respeito como qualquer criança!
PRINCÍPIO 6º
Toda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário. O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
PRINCÍPIO 7º
Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!
PRINCÍPIO 8º
Seja em uma emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.
PRINCÍPIO 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por pouco caso dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem será levada a fazer atividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
PRINCÍPIO 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

...sinto a dor pela perda da criança, mas que sirva de exemplo, apesar que não é preciso morrer para ser exemplo pra nada:
Isqueiro não é brinquedo e nem serve pra se dar a criança alguma!!! Acordem, por favor!!!
*********************
...O isqueiro que alimentou um dia seu vício, hoje vai ser lembrado por sua dor. Que triste!
********************
***********
*****
**
:( aiaiai meu Deus!

4 comentários:

Anônimo disse...

oi diamante, além do absurdo que aconteceu com essa criança; tenho que concordar que a infância hoje em dia não é mais a mesma; onde estão as brincadeiras tão legais "do interior" pular corda, jogar bolinha de gude, esconde-esconde, pega-pega; ainda bem que minhas sobrinhas e meu sobrinho tem essa infância; e adoro vê-los andar de bicicleta. =D bjs

Diamante Cor de Prata disse...

É verdade Marquinhos, um absurdo o que aconetceu. Eu também tenho sobrinhos e ontem quando fui falar com mãinha, eles tinham ido com meu pai andar de bicicleta na praçinha. Ainda bem! :)bjim

Anônimo disse...

Oi Diamante tudo bem, passando para lhe desejar um Bom Natal e Próspero Ano Novo, repleto de alegrias e muita paz a você e toda a sua família, são os meus votos de coração, e que Deus sempre te ilumine, bjs.

Diamante Cor de Prata disse...

Thanks Marquinhos. Deus te faça feliz!!!:) beijos Diamante.